quinta-feira, 9 de julho de 2015

Qual é a história das bonecas, e suas evoluções?

Oi Oi gente ^_^ como vocês estão?


Uchebti/Shauabti
    Hoje o tema é sobre as bonecas, quando elas surgiram? Será que foram criadas para brincar igual hoje? Vamos descobrir isso juntos. Tudo começou no Antigo Egito entre o período de 2.000 a.C, vários arqueólogos acharam em suas escavações nesta região, algumas delas feitas de madeira e outras de barro. Conforme as pesquisas desses profissionais da área, o legado deixado por esses povos é que, as bonecas fabricadas de barro, era para ficar junto ao túmulo dos Faraós, para que os acompanhassem até ao mundo dos mortos. Os estudiosos que tratam deste assunto, alguns se dividem, uns dizem que as bonecas era para as crianças brincarem com elas no mundo do Além, e outros afirmavam que as bonecas no tumulo, significavam que é para elas trabalharem em outras vidas para os Faraós(tradição semelhante ao uchebti/Shauabti que são estátuas de pessoas adultas). Essa tradição, era feita para que as bonecas substituíssem os parentes, e escravos que anteriormente eram enterrados com o faraó, ou seja, tal ritual evitou sacrifícios humanos. Na Grécia Antiga, especificamente em Atenas, os costumes eram quase os mesmos, as crianças usavam para brincar, e outra função também, é que fazia-se uma prática simbólica(fim da infância), as atenienses consagravam as bonecas à deusa Afrodite/Ártemis, que representava o amor e a beleza, ou seja, pedido como sorte no amor. Em Roma Antiga não foi diferente.  
Segundo o site Finíssimo, esse
casal  de bonecos é do século 17,
mas acredito que era assim no
século 19.
  Com os objetivos comerciais, isso foi ideia da Alemanha no século XV, nas regiões de Nuremberga, Augsburgo, Soneberg, que nasceram as fabricas de bonecas. Na mesma época, Paris começou a fabricar também, mas, só reproduziam as mulheres locais e os materiais utilizados eram  terracota, madeira e o alabastro. No século XVII, surgiram na Holanda bonecas com olhos de vidro e outras com perucas feitas com cabelo humano. A época que veio com mais intensidade na fabricação desses objetos foi entre o século XIX e início do século XX. Nesse tempo eram direcionadas para os adultos, pois representavam as figuras da corte e da sociedade, com materiais especificamente de madeira, com o rosto de porcelana, e com vestuário da época.  Nos finais do século XIX, Thomas Edison um homem cheio de criatividades e engenhocas, teve a ideia de criar uma boneca falante, que seria muito bem aproveitada pelos fabricantes para que fizessem orações e cantassem.
   Com o surgimento do cinema e desenvolvimento dos desenhos animados, juntamente com a popularização da televisão no século XX. Pessoas e personagens, quase que obrigatoriamente a terem bonecas iguais a si.
  Tipos de bonecas: pano, plástico duro, metal, porcelana, vinil, madeira, papel, papel machê, biscuit e composição (serragem, gesso, cola e papel);
   Bonecos folclóricos;
 Bonecas famosas: bonecos masculinos como o, Max Steel (super herói), Ken(namorado da Barbie), Soldadinhos de chumbo(soldados de guerra), He-Man (super herói). Bonecas femininas como a, Barbie(boneca norte americana), Susi(boneca brasileira), Bratz (boneca norte americana com características de adolescentes), Meu bebê (primeira boneca lançada no mercado brasileiro com aparência real de um bebê), e entre outras(os), mas nessas outras(os), quero ressaltar sobre dois estilos de bonecas que estão no auge:
Clique na imagem para ampliar
  Monster High: criadas pelo Garret Sander(gerente de projetos e criador de alta monstro no Mattel) em 2010. Essa invenção é inspirados em monstros lendários, e de jovens adolescentes encarnados de filme de terror em uma escola somente para monstros. Cada "monstrinhas" dessas tem características de vampiros, lobisomens, zumbis, e assim por diante, seguidas pelo criador com as ilustrações de Kelle Riley.
Kelle Riley
   O nome Monster High traduzindo significa "Monstros elevados", e o que significa monstro? Segundo o dicionário "s.m.: tudo o que é contra a ordem regular da natureza. Fisiologia: animal que no todo ou em algumas das suas partes se afasta da estrutura ou da conformação natural da sua espécie ou sexo, e cujo estudo pertence à teratologia. Fig.: coisa gigantesca e colossal. Pessoa cruel, feroz, desumana, perversa. Pessoa muito feia, horrorosa. Fam.: pessoa admirável sob qualquer aspecto: ele é um monstro de talento".  
Para ampliar clique na imagem
    Ever After High: segue a mesma linha da Monster High, só que com características de personagens de contos de fadas, ou história de fantasia. O que na qual envolve, espiritismo, magina negra, enfim (veja sobre a postagem do filme Descendentes, que envolve esses tipo de prática que a palavra de Deus condena).  
   Quem buscou ser mais elevado na história da bíblia? Lúcifer, que até no entanto em Ezequiel 28:14-17 diz: "Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem". Em Isaías 14:12-14 diz: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo". Mesmo Deus dando várias oportunidades para eles repensarem os seus pensamentos errados à respeito ao Criador, não teve jeito, e lá se foram lançados para a Terra, em Apocalipse 12:7-9 diz: "Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." A partir disso, já da para decifrar quem são os "Monstros elevados", é exatamente Satanás e os anjos caídos, eles  estão se exaltando em formas de bonecas enfeitadas, com maquiagem fortes, sensuais, e além disso adolescentes; em desenhos, filmes, enfim.
   Peppa Pig: Não está fora disso também. Esse desenho  foi criado no Reino Unido em 2004, desenvolvido para as crianças em idade pré-escolar. Conta a história de uma porquinha cor de rosa, que vive com seu irmão, pai e mãe, numa cidade fictícia. Eu achava um desenho tão inocente, mas depois que pesquisei a fundo logo pensei, é claro que, como o mal quer roubar os olhares das pessoas, ele vai fazer algo que chame a atenção, e colocando suas simbologias malignas um pouco disfarçada. Porque se as pessoas assistirem o desenho, vai querer saber da história, ela não vai querer saber se tem simbologias e seus significados, isso é um sistema hipnose disfarçado, foi o que pude analisar comigo mesma com a "fisgada do meu olhar" quando assistia(por assistir) algum desenho ou até mesmo filmes, você acaba ficando preso na frente da TV/Cinema achando que é você mesma que controla na hora que está assistindo, pensamento errado amigo(a). Encontrei esse vídeo bem informativo, mas, não fique assustado pela voz que o dono do vídeo alterou, o que importa é a informação para alertar-vos. 
  
  Vejo que isso entrou como uma intrusa na vida dos filhos dos cristãos, e acham que é apenas um desenho à mais na televisão. Ok, tudo bem. Mas, e os valores morais? A bíblia não ensina que somos monstros encarnados, ensina-se sobre a reencarnação. Temos que assistir, ler e ouvir, aquilo que mostra a realidade como a palavra de Deus fala, e não essas ilusões de estratégias satânicas, que enchem a cabeça de nossas crianças, adolescentes e até dos adultos, como diversão, passatempo, que absorvem essas informações errôneas sem se refletirem. Mesmo que os pais ensinam o que é certo para os filhos, mas o problema é que esses tipos de coisas virou epidemia nas escolas, enfim, dai criança vê a amiguinha e vai querer uma também. Deixe que esperneie, grite, chore, que fica na cadeirinha pensando, antes agora, do que tarde e mais rebelde ainda. A palavra de Deus afirma: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". (Provérbios 22:6)
  Compartilhem essa matéria para seus amigos, pais, família, assim as pessoas irá se informar melhor, o que estão oferecendo para seus filhos. 

Att,
Cristiane Tiago 

Referência bibliográficas 

Boneca. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Boneca>.
Boneca na Antiguidade. Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/a-boneca-na-antiguidade.htm>.
Dicionário: significado de monstro. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/monstro/>.
Ever After High. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ever_After_High>
Monster High. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monster_High>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...