segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cuxe neto de Noé, e o seu Reino

Oi oi gente como vocês estão?



  Hoje o tema é sobre a tribo de Cuxe e o seu reinado. De onde vem esse povo? Quais são as suas contribuições para a sociedade? Vamos descobrir isso juntos. Cuxe é filho de Cam e neto de Noé, em Gênesis 10:6 diz assim "Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã". E os descentes de Cuxe segue no verso 7-9 "Os filhos de Cuxe: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã. Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do Senhor ; dái dize-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sonar". Deus menciona esse nome quando estava dando os nomes aos rios, em Gênesis 2:13 diz assim "O segundo rio chama-se Giom; é o que  circunda a terra de Cuxe". No dicionário esclarece que para os gregos, eram chamados os cuxitas de Etíopes, pois eles eram negros (na minha opinião, se Cuxe era negro, e descendente de Cam, neto de Noé, acredito que os primeiros pais da Terra eram negros também, não sei vai saber?).

  • O REINO DE CUXE
A África antiga.
   Em meados de em média 2.000 a.C formou-se o reino de Cuxe, e é a primeira vez que aparece nos textos egípcios. Núbia se localizava ao sul do Egito, mesmo sendo banhada pelo rio Nilo, era uma área muito árida, e o povo necessitou de sistemas para irrigação, dessa forma facilitando a criação de gado, cultivo de cevada, trigo, sorgo, lentilhas, pepino, melão, tâmaras. As principais cidades, eram Querma, Napata e Méroe(se tornou a capital de Cuxe, pois, tornou-se o centro comércio, negócios de agricultura, e metalurgia).


  • GOVERNO
  A forma de se governar neste reino de Cuxe, era uma monarquia teocrática, mas o que é isso? Monarquia teocrática significa que os setores políticos, policiais e jurídicos são orientados as normas de uma religião. 
  • O COMÉRCIO
  Os grupos comerciantes chegavam pelo deserto do Saara, cheias de mercadorias da Ásia e regiões mais perto do mar Mediterrâneo. Através do rio Nilo, eles levavam e traziam do norte e do sul da África, produtos como: peles de animais, marfim, madeiras, ouro enfim.
  • ORGANIZAÇÃO SOCIAL
   Sua divisão era da seguinte maneira: 
• Rei e nobreza; 
• Altos funcionários públicos e chefes militares; 
• Sacerdotes;
• Comerciantes;
• Artesãos e soldados e
• Camponeses.

  • RELIGIÃO
  Pode-se perceber, que Cuxe como é neto de Noé, deveria temer somente a Deus, mas não foi bem assim, eles se apostataram dos caminhos do Senhor, seguindo os exemplos de seu pai, Cam, que também se apostatou. Este povo de Cuxe, eram politeístas e adoravam os deuses antropo-zoomórficos(humanos com cabeça de animais), como Marduk e Apedemek. Na cidade de Napata foi realizado uma construção em homenagem a Amon, deus do sol(o sol é muito comum ser adorado pelos povos pagãos, conforme cada tribo foi atribuído um nome diferente, mas o produto final da adoração é a mesma, até hoje o sol é cultuado), que também era adorado no Egito. Nos túmulos dos reis e da nobreza tinham formatos de pirâmides, e em suas mortes eram enterrados mulheres e escravos (sacrifícios humanos), pois na tradição diz, que é para que seus servos estejam juntos com ele na vida após a morte. Além desse ritual eram enterrados seus adornos, como joias, objetos e entre outras oferendas.

  • ARTE
    Rainha e duas deusas séc. I, vasilha de cerâmica 600 a.C
    e a joia de adorno 743 a.C à 712 a.C.
  Com o contato com vários povos por causa do comércio, favoreceu a cultura dele para a criação de materiais diversificados, como: peças de cerâmicas, jóias e estatuetas de ouro, prata, e bronze; instrumentos para a música, entre outros objetos.
  


Referência bibliográficas

Cuxe filho de Cam. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuxe_(filho_de_Cam)>
Significado de Cuxe. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/cuxe/>
PANAZZO, Silvia; VAZ, Maria Luísa. Jornadas .hist - História 6º ano. 2 ed. - São Paulo: Saraiva, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...